segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Resumo: Currículo e pratica docente Assistentes Sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar,

Resumo: Currículo e pratica docente Assistentes Sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar, de Yara Pires Gonçalves.
Noly Oliveira [1]

Da compreensão de uma epistemologia da prática em construção capítulo três da tese Currículo e pratica docente Assistentes Sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar da autora Yara Pires Gonçalves discute o saber social, o saber docente em sua multidimensionalidade, as dimensões contextual, humano, lógica, técnica, interativa, reflexiva, ideológica, ética, pedagógica – subdividido entre o saber curricular, o saber de experiência e o saber docente.
O saber social é notado como aquele que esta impregnado na sociedade (nos sujeitos sociais) expresso no currículo e transmitido pelo educador, pois este pertence a sociedade, vive a realidade imediata, logo, é um ator social, e enfatiza a importância de atentar para a formação do educador e fazer profissional.
A relação saber docente e saber social ocorre de forma direta e possui via de “mão-dupla”, gestadora e formadora de um saber fundamental e social dentro da sociedade, com interfase nos movimentos dialéticos resultantes deste processo.
Retrata que a multidimensionalidade por ela construída se dá como produto dos diversos olhares de diferentes autores impregnados de concepções e idéias, tendo por eixo comum à dimensão humana, lógica, ética ideológica do saber ensinar sem, entretanto perder a noção de conectividade.
Aborda que a indissociabilidade dos saberes científicos, culturais e sociais mantém relações universais, parciais e singulares que são refletidas na ação docente construída em relações concretas, conflituosas e dialéticas. Comenta também sobre os objetos-condições que ergue muro entre o saber acadêmico e o saber prático.
Valoriza o homem como sujeito epistêmico, detentor de valores humanos, éticos, culturais, conhecimento factual, racionalizado, que interage dialogicamente, e horizontalmente, para reforçar a dimensão democrática, critica e organizacional dos sujeitos. Lembra que embora o educador seja o instrumento da aprendizagem do aluno e ser regente desta relação à mesma não ocorre de modo vertical, abri assim espaço a alteridade.
Os saberes presentes na ação educativa esta permeado do saber gerenciar os conhecimentos adquiridos no processo de formação e efetivação de sua prática docente, pondo em questionamento as racionalidades técnicas, relativas e reflexivas, numa racionalidade interativa conforme retrata em diálogo com diversos autores, dentre os quais: Giroux e Dewey. Prioriza a necessidade da formação docente deve perpassar aos ensinamentos científicos e trocar experiências e pensar com o coletivo, possibilitando a participação do todo.
A luz da questão da representação social discute os conceitos de sociologia e psicologia social, importante para abordar a presença da mesma no currículo. A ética e seus princípios são inseparáveis da pratica e do currículo educativo, ou seja, do projeto coletivamente traçado e elaborado para a escola como espaço de construção e reconstrução de valores múltiplos.
Infere que ação pedagógica ocorre nas dimensões do saber ensinado (das disciplinas, curricular), o saber de experiência (trazido pelo próprio educando) e o saber docente (direcionado para a pratica docente) apropriados, reproduzidos e resignificados pelos discentes e docentes com foco multidimensional que qualifica e amplia o seu raio de ação e conhecimento-base promovendo a compreensão do ensino-aprendizagem (são eles: conteúdo do conhecimento; conhecimento pedagógico geral; conhecimento de currículo; conteúdo de conhecimento pedagógico; conhecimento de aprendizes e suas categorias; conhecimento de contextos educacionais; conhecimento de contextos educacionais; conhecimento para fins educacionais, propósitos e valores e suas fundamentações filosóficas e históricas) e cita algumas de suas maiores fontes do conhecimento-base.
Por fim, afirma que o saber ensinar ocorre de fato na ação prática individual e coletiva, sendo transitória por percorrer o caminho aluno para o futuro profissional de assistente social, re-elaborando, re-significando e apreendendo via reflexões críticas visíveis em seu contexto social, político, cultural e educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário