segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Resumo: Currículo e Formação Continuada de Professores, de Sérgio Donizeti Mariotini

RESUMO
Noly Oliveira[1]

O artigo Currículo e Formação Continuada de Professores, de Sérgio Donizeti Mariotini, apresenta analises quanto a formação do currículo no Brasil pautado na influência da Nova Sociologia da Educação de Michael Apple e Henry Giroux, na perspectiva multiculturalista e na formação de professores como fator preponderante da produção do conhecimento escolar.
A partir do panorama histórico dos anos 1980, traça um quadro das discussões educacionais, sob referenciais distintos (a exemplo de Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo, Tomaz Tadeu da Silva, Nilda Alves e Moreira) instiga reflexões quanto aos eixos curriculares, a formação dos educadores, influência estrangeira nas teorias e práticas do currículo, discurso pós-moderno e o foco político na teorização crítica.
Esboça que a concepção de Currículo passa pela construção social do conhecimento, observando enfoques sociológicos e seu campo de atuação pela questão política, pois os detentores de determinados capital social e cultural na área, legitimam concepções sobre a teoria do Currículo. Analisa a consolidação (cuja marca é a mescla entre o discurso pós-moderno e o foco político na teorização critica), os papéis e a relação existente entre as Escolas Democráticas e o Currículo Democrático, a relação diferença/diálogo entre o multiculturalismo e o Currículo.
Por fim, defende as contribuições de Apple e Giroux fazem melhor compreendermos o mundo social e a necessidade de profissionais do ensino como intelectuais transformadores.



[1] Educadora Social, Historiadora, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira, Consultora em Metodologia Cientifica e Coord. de Turma PSCL. E-mail: noly.oliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário