terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONVERSANDO SOBRE A EAD

Eu e a EAD

                     Compreendo a Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que vem somar à educação dita presencial e semipresencial. Anteriormente falava-se em EAD somente para cursos por correspondência e em clima de desconfiança, depois esta renovou folêgo com os telecursos e atualmente ocupa um espaço considerável nas Instituições de Ensino Superior (IES) - sobretudo em função do uso dos recursos tecnológicos e pedagógicos - auxiliando no processo educacional brasileiro assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação através da Lei 9.394.[1] Porém ainda permanece certa hostilidade, sobretudo junto aos que ainda não possui conhecimento sobre os seus mecanismos e estruturas, atendo-se apenas ao receio de que a figura e a práxis do educador assim como o próprio processo de ensino-aprendizagem sofra transformações negativas.
                    Muitos foram e são os debates, livros e trabalhos produzidos pelos estudiosos e sociedade acerca das vantagens e desvantagens, conceito e estrutura do EAD. Dentre alguns autores mais renomados que tratam dessa temática pode-se citar Levy, Belloni, Moran, Peters.
                   Por conhecer amigos que fizeram e fazem EAD, fui tomada por uma curiosidade em presenciar, sentir de fato, as dificuldades de apreensão do uso das novas tecnológias, de acompanhar os textos e atividades efetuadas resolve vivenciar na prática e por isso aqui estou a fazer o curso de tutoria. Ressalvo que já despertará a curiosidade desde o momento em que abordaram, no período de formação acadêmica, sobre essa nova emergência de paradigma educacional que utilizava das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o conceito de EAD, seus métodos didático-pedagógicos e em quem condições se encontravam as discussões a respeito da inserção dos novos recursos tecnológicos nos espaços escolares na cidade de Salvador/Bahia através do Projeto Internet 2.
                   Tenho por projeto contribuir para potencializar à compreensão socio-educacional sobre a importância dessa modalidade. Possuo grandes expectativas quanto ao dinâmico enriquecimento histórico, socio-cultural e educacional para a produção de conhecimento sobre as tendências e as estratégias inovadoras para a EAD.


[1] REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Brasília: 2007, p.5. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf> Acesso em: 22 outubro 2010.

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Vôo...

Neste  universo vasto
nem um ponto ou vírgula sei se sou
caminho, faço traços,
rabisco no que ressou.

Somente certeza trago
que tudo não acaba aqui,
nem em mim ou em si,
faço o encontro do Eu Tudo/Nada
princípio do recomeço/fim.

Entre luzes e estradas
sigo em frente indo assim
vou em busca do que nem sei 
e se por descuido saiba
não reconheço se é

Tento o vôo oscilando
ora céu, ora chão
e trago momentos em que
certeza do amor infindo,
infinito e impregnado


Responde o princípio inteligente
que mora interno, aqui,
Sei sou Ouro e tudo posso
Naquele que banha a Luz em mim!

Noly Oliveira

Coincidência ou Providência? Vejamos...


 

 
Uma fatia de cenoura parece um olho humano. A pupila, íris e linhas raiadas são semelhantes ao olho humano... e, a ciência agora mostra que a cenoura fortalece a circulação sanguínea e o funcionamento dos olhos.

Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho e têm quatro câmaras. Toda a investigação mostra que o tomate é de fato um puro alimento para o coração e circulação sanguínea.

As uvas crescem em cacho que tem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e toda a investigação hoje em dia mostra que as uvas são também um alimento profundamente vitalizador para o coração e sangue.
 
Uma noz parece um pequeno cérebro, com hemisférios esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhos de uma noz são semelhantes ao neo-córtex. Agora sabemos que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro.

 
Os feijões realmente curam e ajudam a manter a função renal, são exatamente idênticos aos rins humanos.

 
O aipo, bok choy, ruibarbo e outros são idênticos a ossos.
Estes alimentos atingem especificamente a força dos ossos. Os ossos são compostos por 23% de sódio e estes alimentos têm 23% de sódio. Se não tiver sódio suficiente na sua dieta o organismo retira sódio dos ossos, deixando-os fracos. Estes alimentos reabastecem as necessidades do esqueleto.

 
Berinjelas, abacates e pêras ajudam à saúde e funcionamento do ventre e do cervix feminino – eles são parecidos com estes órgãos. Atualmente a investigação mostra que quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra as hormônios, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancer cervicais.
E que profundo é isto?... Demora exatamente 9 meses para um cultivar um abacate de flor a fruta. Existem mais de 14 000 componentes químicos fotolíticos em cada um destes alimentos (a ciência moderna apenas estudou e nomeou cerca de 141).
Figos estão cheios de sementes estão pendurados aos pares quando crescem. Os figos aumentam a mobilidade e aumentam os números do esperma masculino, assim como ajudam a ultrapassar a esterilidade masculina.

As batatas doces são idênticas ao pâncreas e de fato equilibram o índice glicêmico de diabéticos.

Azeitonas ajudam a saúde e funcionamento dos ovários.
 
Tangerinas, laranjas e outros citrinos assemelham-se às glândulas mamárias femininas e realmente ajudam à saúde das mamas e à circulação linfática, dentro e fora das mamas.
As cebolas parecem células do corpo. A investigação atual mostra que a cebola ajuda a limpar materiais excedentes de todas as células corporais. Até produzem lágrimas que lavam as camadas epiteliais dos olhos...


Merece ou não a nossa reflexão? 


De uma coisa tenho certeza: nada é por acaso e o tudo tem um propósito para o Pai.


G Bjs queridos.