quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Reflexão sobre escolas que são gaiolas e que são asas de Rubem Alves


            Reflexão sobre “escolas que são gaiolas e que são asas” de Rubem Alves
Noly Oliveira[1]

                   Observemos a seguir um trecho do texto de Rubem Alves que foi analisado durante a Formação Continuada pelo PSCL/2010.

Escolas que são gaiolas existem para os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (ALVES, 2010)
                  
                        Tal texto revelasse um convite à reflexão sobre o papel da instituição escolar na formação do cidação e sobre a ação dos sujeitos que formam sua estrutura social-educacional.
                   Existem professores que cortam as asas dos educandos em sala de aula, que durante reuniões perfazem comentários pejorativos e rotulam educandos, que são incapazes de observarem a sua própria práxis pedagógica - se é que possuem alguma - mas possui a delicadeza de apontar as falhas alheias.
                   O que verdadeiramente estamos fazendo para corroborar para o processo educacional do nosso país, ou em nível micro, na comunidade onde estou inserido? Que auxílio nos são ofertados para que possamos efetuar um trabalho com qualidade e encorajarmos os educandos a serem cidadãos ultrapassando assim os programas oficiais disposto pelos Ministério da Educação?  
                   E você, que educador gostaria de ser? Que caminhos tem utilizado em suas ações de ensino-aprendizagem? Já conversou com seu aluno hoje para saber como esta você em sala de aula? Você olha e vê o educando? Que auxilio tem dito dos Gestores e do MEC? Como está a sua saúde? Consegue perceber as várias nuances da educação na educação?
                   O primeiro passo é ter a plena convicção de que tipo de educador deseja ser para de fato ser, pondo em prática não obstante as dificuldades enfrentadas durante o processo de contrução desta identidade profissional, auxiliar a formação do sujeito no contexto histórico em que se encontra. Isso não é sofismático nem utópico. Parafraseando Rubem Alves: “Há esperança...”
                   Pense a respeito.


REFERÊNCIA

ALVES, Rubem. Gaiolas e asas. Disponível em http://www.rubemalves.com.br/gaiolaseasas.htm. Acesso 08/Set/2010.


[1] Texto em construção

2 comentários:

  1. oi, qual a referencia desse texto da gaiola ? pode me enviar ? crisnanekeslley@gmail.com

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    1. no texto postado foi exposto a referência. Segue ela:
      ALVES, Rubem. Gaiolas e asas. Disponível em http://www.rubemalves.com.br/gaiolaseasas.htm. Acesso 08/Set/2010.

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