sábado, 11 de setembro de 2010

BULLYNG & CYBERBULLYNG



BULLYNG & CYBERBULLYNG
Noly Oliveira

 1.    Bullyng é termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
2.    Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.
3.    O Bullyng se caracteriza por: o comportamento é agressivo e negativo; o comportamento é executado repetidamente; o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
4.    A pessoa que sofre de bullyng deve tentar manter a calma, já que reagir com impulsividade, como por exemplo, invadir a escola para pedir explicação ou tentar devolver a agressão poderá ser o pior.
O que em geral se aconselha a fazer é: solicitar que a pessoa que sofreu ou vem sofrendo o bullyng para contar exatamente o que aconteceu, quem esteve envolvido, onde, quando e quantas vezes aconteceu; dizer que ela agiu corretamente ao contar-lhe o sucedido; acreditar no que lhe foi contado e averiguar o fato; explicar que a situação de intimidação não pode ser mantida em segredo, garantindo-lhe que vai ajudá-la a resolver o problema e tentar de fato executa-lo; expor que não é sua culpa o fato ter  sucedido; exercite técnicas de auto-protecção com a criança, como, por exemplo, dizer “Não” firmemente e ir-se embora, deixando assim o agressor ciente que não aceita suas provocações reagindo sem chorar nem mostrar transtorno, mas simplesmente ignorando o/a intimidador/a e provocações; citar como poderá reduzir as oportunidades de intimidação, como por exemplo, não levar objetos de valor para a escola, andar sempre em grupo, evitar ficar sozinho nos corredores ou balneários; encorajar que possa desenvolver atividades nas quais é mais habilidosa aumentando a sua auto-estima; partilhar a informação com a professora, colegas e expor suas preocupações analisar como este sujeito está inserido na turma e com o resto dos colegas da escola, do bairro, do trabalho ou se têm notado algum sinal que seja importante realçar.
5.    Exemplo de bullyng:
·         Patrão e empregado: É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vítima do bully. Vizinhança
·         Entre vizinhos, o bullying normalmente toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, tais como barulho excessivo para perturbar o sono e os padrões de vida normais ou fazer queixa às autoridades (tais como a polícia) por incidentes menores ou forjados.
·         Militar: rituais humilhantes entre os recrutas.
6.    Exemplo de cyberbullyng: Pessoas que vivem aterrorizados que os colegas da escola, do trabalho, amigos e familiares descubram as mentiras fabricadas, têm medo de contar o que estão a viver. E, na maioria dos casos, o agressor esconde-se sob a capa do anonimato.

Um comentário:

  1. oi
    venho so dizer que concordo com o que esta dito aqui,mas no pais onde vivo que e no reino unido e usado muitas vezes contra o homem,ou seja e usado por mulheres quando existe maus tratos fisicos ou psicologicos mas espero que nao seja o que a noly quer dizer.e desde ja quero dar os parabens ha noly pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir