terça-feira, 26 de outubro de 2010

CONVERSANDO SOBRE A EAD

Eu e a EAD

                     Compreendo a Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que vem somar à educação dita presencial e semipresencial. Anteriormente falava-se em EAD somente para cursos por correspondência e em clima de desconfiança, depois esta renovou folêgo com os telecursos e atualmente ocupa um espaço considerável nas Instituições de Ensino Superior (IES) - sobretudo em função do uso dos recursos tecnológicos e pedagógicos - auxiliando no processo educacional brasileiro assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação através da Lei 9.394.[1] Porém ainda permanece certa hostilidade, sobretudo junto aos que ainda não possui conhecimento sobre os seus mecanismos e estruturas, atendo-se apenas ao receio de que a figura e a práxis do educador assim como o próprio processo de ensino-aprendizagem sofra transformações negativas.
                    Muitos foram e são os debates, livros e trabalhos produzidos pelos estudiosos e sociedade acerca das vantagens e desvantagens, conceito e estrutura do EAD. Dentre alguns autores mais renomados que tratam dessa temática pode-se citar Levy, Belloni, Moran, Peters.
                   Por conhecer amigos que fizeram e fazem EAD, fui tomada por uma curiosidade em presenciar, sentir de fato, as dificuldades de apreensão do uso das novas tecnológias, de acompanhar os textos e atividades efetuadas resolve vivenciar na prática e por isso aqui estou a fazer o curso de tutoria. Ressalvo que já despertará a curiosidade desde o momento em que abordaram, no período de formação acadêmica, sobre essa nova emergência de paradigma educacional que utilizava das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o conceito de EAD, seus métodos didático-pedagógicos e em quem condições se encontravam as discussões a respeito da inserção dos novos recursos tecnológicos nos espaços escolares na cidade de Salvador/Bahia através do Projeto Internet 2.
                   Tenho por projeto contribuir para potencializar à compreensão socio-educacional sobre a importância dessa modalidade. Possuo grandes expectativas quanto ao dinâmico enriquecimento histórico, socio-cultural e educacional para a produção de conhecimento sobre as tendências e as estratégias inovadoras para a EAD.


[1] REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Brasília: 2007, p.5. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf> Acesso em: 22 outubro 2010.

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