segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pegada Ecológica: vamos socializar?

Fórum - Vamos socializar nossas pegadas?*

A atividade de socialização das  marcas que deixamos no planeta através de nossas ações espertou-me interesse desde o título "Pegada Ecológica" e a justificativa do mesmo. De fato, imprimimos nossas marcas em tudo o que nos rodeias e principalmente no meio ambiente porque neste nem sequer notamos o quanto podemos estar agredindo apesar de acreditarmos esta agindo dentro do "politicamente correto".
Notadamente, quanto mais evoluimos mais degradamos. A sociedade tornou-se extremamente consumista contraditoriamente não preocupou-se, até o momento, em investir no processo de repação para tais perdas, nem criaram atitudes compensatórias, somente nos últimos anos tal pensamento tem tido efeito mais preciso, fato que demostra o pouco caso dado ao tema.
O teste proposto pela Pegada Ecológica pode ser uma ferramenta extremamente util para cristalizar tal fato, tanto para os individuos quanto para instituições privadas e públicas.
Eu, particularmente, fiquei ainda mais ciente das minhas falhas quanto a determinadas atitudes do meu fazer cotidiano, fazendo-me recordar da necessidade de rever e transformar o conhecimento em ação imediatamente.
Ou seja, não basta termos os conhecimentos sobre como evitar desperdícios e agressões ao meio ambiente mas ter a práxis diária para que possamos também servir de exemplo a aqueles que estão nosso redor e fazem parte das nossas relações interpessoais.
Uma das melhores formas de propagar tal concepção é trabalhar tais conteúdos dentro das unidades escolares em conjunto com a comunidade local, pois a resultante no entorno certamente permitirá causar efeito multiplicador via motivação concretra e positiva das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário